segunda-feira, 24 de junho de 2013

Cordel do Alemão: documentário 100% feito por jovens da comunidade será lançado no cinema com maior taxa de ocupação da América Latina




A estreia do filme “Cordel do Alemão” – idealizado e produzido por jovens da favela carioca –
está marcada para o dia 29 de junho, sábado, às 10 horas, no CineCarioca, o cinema com a
maior taxa de ocupação da América Latina. Entre as atrações do evento está o bate-papo com
o roteirista e diretor João Falcão, diretor de “Gonzagão, a Lenda”, o subsecretário de cultura do
estado Adair Rocha e Cecilia Dassi, atriz de “Gonzaga, de pai pra filho”.
O documentário conta a trajetória de cinco moradores que saíram do nordeste para tentar a
vida no Rio de Janeiro. Luiz Gonzaga, o rei do baião, saiu do sertão, enfrentou dificuldades e
desafios até se adaptar e vencer, levando sua música para todo o Brasil. Assim como ele, os
nordestinos retratados no filme – D. Maria, D. Antonia, Guedes, Rejane e Romildo – obtiveram
seus êxitos.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Ação Gonzagueando no Teleférico do alemão

Na última quarta-feira, 19 de junho, um grupo de quatro jovens estudantes de publicidade e propaganda da Universidade Veiga de Almeida, resolveram dar uma forcinha ao Gonzagueando. Foi proposto pelo professor Ricardo Barros da disciplina Criação para mídias alternativas que fizessem uma ação publicitária de guerrilha para uma marca ou produto. E como uma delas é Daiene Beatriz, uma das produtoras do projeto Gonzagueando, e uma das diretoras do curta "Cordel do Alemão" que será lançado dia 29 de junho no CineCarioca, nada melhor do que unir o útil ao agradável. Assim surgiu a ideia de fazer esta ação para ajudar a divulgar o evento. O lugar escolhido foi a estação das Palmeiras, no Teleférico do Complexo do Alemão. A ação consistia em deixar uma caixa em um lugar estratégico, sob uma mesa e com um cartaz dizendo "aqui tem um presente especial para você" e ver quem teria a coragem de abrir a caixa. Ficaram lá por horas, mas apenas uma pessoa teve a coragem de abrir a caixa. Ao final da ação o grupo abordou algumas pessoas que por ali passavam, e os comerciantes da área para tirar uma foto com um cartaz que tinha a frase "Eu estou #gonzagueando", foi muito legal e muitas pessoas aderiram a ideia. Além disso, elas poderão copiar suas fotos na fanpage do evento (http://www.facebook.com/Gonzagueando) e ainda conferir uma esposição com essas fotos na Praça do Conhecimento, na Nova Brasília, dia 29 de junho.

Para saber melhor como foi, dá uma olhada no vídeo que mostra um pouco da ação e o making of. Todo o vídeo foi filmado com celulares, por isso a resolução pode não estar tão boa.(risos) mas dá pra entender legal!



quarta-feira, 12 de junho de 2013

Olha o apoio chegando

Na foto: Mariana Santos, Gabriella Santi, Alinne Magno e Daiene Beatriz

Continuando as apresentações...Essas meninas simpáticas além de amigas são estudantes de publicidade e propaganda, e irão contribuir realizando ações publicitárias para divulgação do evento. Farão um belíssimo trabalho de marketing integrado que todos poderão conferir do dia 29 de junho. Elas são parte da equipe de apoio do Gonzagueando. Elas querem gonzaguear!

terça-feira, 11 de junho de 2013

Vamos conhecer a equipe Gonzagueando

Que tal conhecer a carinha desse jovens que estão fazendo a coisa acontecer. Eles se uniram para mostrar para o Brasil e para o mundo a força de Gonzaga e a vontade e a capacidade que eles tem de fazer acontecer:



Daiene Beatriz e Karen Melo, meninas arretadas, loucas e super amigas que estão se dedicando totalmente à produção do Gonzagueando. Elas estão desde o início do projeto, são ex-alunas da Praça do conhecimento e participaram da oficina de Cine documentário e de todas as etapas de criação do documentário. Foram diretoras, câmeras, operadoras de áudio, roteiristas, editoras e finalizadoras do filme. Dividem suas preciosas horas do dia com tarefas e provas da faculdade de comunicação e com a arte de Gonzaguear. Elas estão com o gás todo, e contarão com muito orgulho como tudo aconteceu no dia 29 de junho!


Thiago Souza e Demerson Coutosão os homens da parada. Alunos do curso de vídeo da Praça do Conhecimento estão dedicando seu tempo a produção do evento e da edição de alguns materiais exclusivos de Gonzagão, que poderão ser visto no dia 29 de junho no Gonzagueando. Eles pegaram o Bonde andando, mais conseguiram acompanhar a caminhada com estilo. Ainda bem que eles chegaram!
Ana Moura é filha de nordestina, menina arretada! Sua mãe é uma das personagens do documentário "Cordel do alemão", que terá sua estréia no dia 29 de junho no CineCarioca. Que honra, né?! E ela é nada mais, nada menos do que a responsável, junto com o design Mayke, por toda a identidade visual do Gonzagueando e das artes do documentário. Está com a equipe desde o início, também participou da produção do Doc. Eita menina talentosa!

Caolin Melo, marido da Karen Melo e uma figura importante para a equipe. Esse baiano tem muito talento força de vontade e criatividade. Começou a fazer parte da produção um pouco depois, e tem dedicado grande parte do seu tempo para a produção, divulgação e finalização do documentário "Cordel do Alemão". Ele chegou com a corda toda. Eita casal danado de bom!


João Victor Nery e Gabriele Dias são os caçulinhas do grupo. São ex-alunos da Praça do conhecimento, estudantes do ensino médio, e participaram de toda a produção do documentário "Cordel do alemão". Mesmo muito jovens, possuem muito talento e força de vontade. Eles estarão presentes no dia 29 de junho para Gonzaguear e contar à todos como foi a produção do filme.

Esses são alguns, mas é claro que ainda falta muita gente importante, pessoas essenciais para que esse projeto aconteça, como o Professor Clementino Junior,  a queridíssima Maria Hernadez, Wellington Cardoso e o grande diretor Roberto Santucci. Esses são nossas referências, nossos exemplos, nossos parceiros e amigos que nos ensinaram e ainda irão ensinar muita coisa.Vamos com tudo, vamos Gonzaguear!




Quando nasce o Gonzagueando

                     foto: pessoal na primeira conversa com a Maria Hernandez antes do inicio da oficina

E quando surge esse tal de "Gonzagueando"?? Vou responder essa pergunta com grande alegria e entusiasmo, pois lembro como se fosse hoje o dia em que tudo começou...
Dia 26 de outubro de 2012, data da estréia do filme "Gonzaga de pai pra filho" no CineCarioca, na Nova Brasília. Maria Hernandez, idealizadora do filme, é convidada para ir prestigiar a estréia no cinema de maior taxa de ocupação da Amárica Latina, que fica localizado no Complexo do Alemão. E ao final da exibição do filme, aconteceu um bate-papo super gostoso entre Maria e o público que ali esteve. Isso foi o suficiente para despertar em um grupo de jovens, que faziam cursos de  audiovisual na Praça do Conhecimento, ao lado do cinema, grande curiosidade de saber um pouco mais sobre o "Rei do Baião", e toda sua força mobilizadora, criativa, alegre e contagiante. Saíram dali decididos a convencer ao Professor de que precisavam de aulas extras, pois queriam fazer algo mais, queriam mostrar que essa força de Gonzagão estava presente dentro deles. E em fevereiro de 2013, começa a oficina de Cine documentário que originou o documentário "Cordel do Alemão". Eram apenas quatro alunos, mas a vontade de fazer a diferença, de revolucionar e propagar suas ideias era muito mais forte, e o filme saiu. É...o "Cordel do Alemão também faz parte dessa origem, e temos certeza que ficará marcado como o início de muitos trabalhos que ainda serão desenvolvidos por esses jovens que querem mostrar para o mundo para o que vieram! Finalmente vamos à estréia do filme, mas não pode ser uma simples estréia porque Gonzaga gostava de unir as pessoas, gostava de falar para todos e alegrar a todos com suas músicas, suas histórias, sua vida. E é isso que vai ser feito! O Gonzagueando surge a partir da ideia de que é preciso fazer sempre o melhor possível, dar tudo de si, fazer a diferença, e mostrar para o mundo que se é capaz. E assim ele nasce...e precisamos comemorar! Vamos homenagear o grande Rei do Baião e celebrar a marca registrada desse artista: o Gonzaguear!

Aprochegue, estão todos convidados! Será um dia inteiro de música, dança, teatro, fotografia, audiovisual, rodas de conversa, oficina de cordel e muito mais!

Data: 29 de junho
Horário: a partir das 10h
Local: Praça do Conhecimento, Nova Brasília- Complexo do alemão


"Gonzaguear é ter liberdade, força de vontade, capacidade, criatividade, fazer a diferença, espalhar ideias, e assim ganhar o mundo"


sexta-feira, 7 de junho de 2013

O grande dia está chegando e você é nosso convidado

Que tal um dia inteiro Gonzagueando??



Um dia inteiro de música, dança, teatro, cinema, rodas de conversas com grandes convidados e mais. Juntamente com a Praça do Conhecimento, que fica na Comunidade Nova Brasília no Complexo do Alemão, iremos promover um dia inteiro de contato, experiência e compartilhamento de histórias e conteúdos sobre Luiz Gonzaga e as raízes nordestinas.

Segue o nosso convite oficial, e você é nosso convidado especial!

Data: 29 de junho
Horário: a partir de 10h
Local: Praça do Conhecimento, Nova Brasília- Complexo do Alemão


Postagens populares