E o primeiro Gonzagueando finalmente aconteceu! Digo primeiro porque ainda virão muitos outros pela frente. Dia 29/06/2013 foi marcado por um evento que homenageou o grande "Rei do Baião" e toda nossa cultura nordestina. A comunidade do Complexo do alemão teve um dia inteiro de atrações artísticas, exposições audiovisuais, bate-papos, barraquinhas de artesanatos, comidas típica e cinema de graça. No CineCarioca de Nova Brasília aconteceu a estréia do documentário "Cordel do alemão" onde os personagens são moradores da comunidade, que deixaram suas vidas no nordeste, e vieram para cá, viver em uma comunidade carioca. Cada um com sua história, seu sotaque e sua alegria contagiou a todos que ali estiveram presente, no cinema de maior taxa de ocupação na América latina, e o lugar onde tudo começou. E é com muita alegria que eu digo que Gonzaguear é maravilhoso! Dentre as nossas apresentações artística, tivemos apresentações de balé com crianças do Projeto Vidançar, comandado pelos nossos amigos Wellington Cardoso e Ellen Serra, e um grande show com direito a Sanfona e tudo, com nosso ator e cantor Marcelo Mimoso um dos atores do grande musical "Gonzagão, a lenda". E não foi só o Marcelo que veio, Eduardo Rios, que também faz parte do elenco do musical nos alegrou com a sua presença.
Marcelo Mimoso
Eduardo Rios e parte da equipe
Além disso, rolou também um bate-papo maravilhoso com nossos amigos e convidados do jornal "Fala roça", lá da comunidade da Rocinha, o Jornalista Zé José, nossa querida Maria Hernandez, idealizadora do longa "Gonzaga de pai pra filho", a jornalista Lilia Giannotti, professores e coordenadores da Praça do conhecimento, e muitos outros. O temas eram "Imigração nordestina para as comunidades cariocas", "relação entre pais e filhos" e "movimentos populares". Foi um momento para compartilhar e aprender!
Exposição Rocinha nordestina
E claro que eu não podia esquecer a presença dos nossos parceiros e fotógrafos, moradores da comunidade da Rocinha, que nos prestigiaram com uma linda exposição com o tema "Rocinha nordestina" onde mostravam um pouco dessas raízes em sua comunidade.
Bate-papo
E não para por aí, o interior da Praça do conhecimento na Nova Brasília- Complexo do alemão, teve um espaço todo destinado a homenagear nosso grande inspirador, com um material audiovisual exclusivo, fizemos ensaios com o arcevo da Helena, mulher de Gonzagão, e materiais de pesquisa cedidos por Maria Hernandez. O público pode aproveitar uma exposição interativa em tablets e computadores com vídeos e áudios que mostravam um pouco mais dessa figura importante não só para o nordeste, mas para todo o Brasil, e quiçá para o mundo. Ufa! Rolou muita coisa legal, e preparem-se porque vem mais por aí, e o próximo cenário é a comunidade da Rocinha. Uma comunidade repleta de nordestinos, que com certeza receberá muito bem este movimento, e irá gonzaguear conosco. Vou parando por aqui, no texto, mas o Gonzagueando vai continuar por muito tempo!
Exibição do filme no CineCarioca
“Gonzaguear é ter liberdade, força de vontade, capacidade, criatividade, fazer a diferença, espalhar ideias, e assim, ganhar o mundo.” (Daiene Beatriz)
Nenhum comentário:
Postar um comentário